20 de fev. de 2011

NÚMEROS PRIMOS

  Números primos são números naturais que possuem apenas dois divisores diferentes: um e eles mesmos. Assim, excluímos o número 1, pois ele só pode ser dividido por dois divisores {1 e -1}. Se um número natural é maior que 1 e não é primo, ele é chamado de composto. Os números 0 e 1 não são considerados nem primos nem compostos.
Números primos: são números que não podem ser gerados via multiplicação a partir de outros números, como 2,3,5,7,11, etc.
Números compostos, ou secundários: são números que podem ser gerados a partir de outros números, como o 6 = 2*3, 9 = 3*3,...

Os números primos, bem como suas propriedades, começaram a ser estudados pelos antigos matemáticos gregos, embora existam registros de que os antigos egípcios possuíam algum conhecimento sobre os números primos.
Pitágoras de Samos foi um dos precursores desse estudo, que representou um grande avanço na matemática, embora o seu interesse estivesse mais no aspecto místico, chegando a inclusive criar a escola Pitagórica (500 a 300 AC). Ele e seus seguidores possuíam noções de primalidade e se interessavam por números perfeitos e amigáveis. Esta escola dava uma enorme importância ao número ”1”, que era chamado de unidade.
Os outros números tinham uma importância reduzida, pois todos eles representavam apenas multiplicidades da unidade e por isso eram chamados de números.

DENGUE

A Dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Ele é muito pequeno, mas fácil de identificar pelos seus hábitos. O mosquito é escuro e rajado de branco, menor que um pernilongo comum, pica durante o dia e se desenvolve em água parada e limpa. Lembre-se a identificação precoce dos casos de dengue é de vital importância para a tomada de decisões e a implantação de medidas oportunas, visando principalmente o controle da doença. A prestação de assistência médica é essencial para reduzir a letalidade das formas graves.


Apresenta-se de quatro formas diferentes: Infecção Inaparente, Dengue Clássica, Febre Hemorrágica da Dengue e Síndrome de Choque da Dengue. Dentre eles, destacam-se a Dengue Clássica e a Febre Hemorrágica da Dengue.
A dengue Clássica é uma forma mais leve da doença e semelhante à gripe. Geralmente, inicia de uma hora para outra e dura entre 5 a 7 dias. A pessoa infectada tem febre alta (39° a 40°C), dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjôos, vômitos, manchas vermelhas na pele, dor abdominal (principalmente em crianças), entre outros sintomas. Os sintomas duram até uma semana. Após este período, a pessoa pode continuar sentindo cansaço e indisposição.
Na Dengue Hemorrágica, assim que os sintomas de febre acabam a pressão arterial do doente cai, o que pode gerar tontura, queda e choque. Se a doença não for tratada com rapidez, pode levar à morte.
Podemos evitar a dengue. Para isso não deixe a água, mesmo limpa, ficar parada em qualquer tipo de recipiente como garrafas, pneus; pratos de vasos de plantas e xaxim; bacias; copinhos descartáveis.

VOLTA AS AULAS

Olá alunos!!!
Terminaram as férias, iniciamos as aulas... Já podemos continuar com a nossa interação aqui no blog.
Deixem seus comentários; falem das férias, da saudade dos colegas do ano passado, do novo cenário da escola, dos professores, dos amigos adquiridos nas férias, dos novos colegas, novos professores e das novas expectativas para 2011..
Este ano será de sucesso para todos. Vamos trabalhar, brincar e aprender. Vamos tornar nossas aulas, a cada dia, mais prazerosa, alegres e motivadoras.

Sejam bem vindos!