Números primos são números naturais que possuem apenas dois divisores diferentes: um e eles mesmos. Assim, excluímos o número 1, pois ele só pode ser dividido por dois divisores {1 e -1}. Se um número natural é maior que 1 e não é primo, ele é chamado de composto. Os números 0 e 1 não são considerados nem primos nem compostos.
Números primos: são números que não podem ser gerados via multiplicação a partir de outros números, como 2,3,5,7,11, etc.
Números compostos, ou secundários: são números que podem ser gerados a partir de outros números, como o 6 = 2*3, 9 = 3*3,...
Os números primos, bem como suas propriedades, começaram a ser estudados pelos antigos matemáticos gregos, embora existam registros de que os antigos egípcios possuíam algum conhecimento sobre os números primos.
Pitágoras de Samos foi um dos precursores desse estudo, que representou um grande avanço na matemática, embora o seu interesse estivesse mais no aspecto místico, chegando a inclusive criar a escola Pitagórica (500 a 300 AC). Ele e seus seguidores possuíam noções de primalidade e se interessavam por números perfeitos e amigáveis. Esta escola dava uma enorme importância ao número ”1”, que era chamado de unidade.
Os outros números tinham uma importância reduzida, pois todos eles representavam apenas multiplicidades da unidade e por isso eram chamados de números.
Interessante a historia da matematica!
ResponderExcluirPor isso que a profª fala tanto da importancia da gente conhecer e praticar a matematica na nossa vida e em tudo que vamos fazer.
Obrigada professora do meu coração.
Beijao.