21 de mar. de 2011

 Energia nuclear

Dentre diferentes definições sobre energia nuclear temos que:
Ø  Energia de um sistema derivada de forças coesivas que contêm protons e neutrons juntos como o núcleo atômico.
Ø  Os prótons têm a tendência de se repelirem, porque têm a mesma carga (positiva). Como eles estão juntos no núcleo, comprova-se a realização de um trabalho para manter essa estrutura, implicando, em consequência, na existência de energia no núcleo dos átomos com mais de uma partícula. A energia que mantém os prótons e nêutrons juntos no núcleo é a ENERGIA NUCLEAR.
As usinas nucleares fornecem cerca de 16% da eletricidade do mundo (dados de agosto de 2008). Alguns países dependem mais da energia nuclear para obter eletricidade que outros. Na França, por exemplo, cerca de 75% da eletricidade é gerada a partir da energia nuclear, de acordo com a Agência Internacional de Energia Atômica (em inglês). Nos Estados Unidos, a energia nuclear fornece 23% da eletricidade total, mas alguns Estados obtêm mais energia de usinas nucleares que outros. No Brasil, menos de 3% da energia gerada tem origem das usinas nucleares de Angra dos Reis. Há mais de 400 usinas de energia nuclear ao redor do mundo, sendo mais de 100 nos EUA.(Fonte: WNA, em inglês).

5 comentários:

  1. sulian22/3/11

    Amei o texto!
    Explicativo e util.
    valeu

    ResponderExcluir
  2. Marta22/3/11

    Essa materia era tudo que eu precisava p/ fazer trabalho escolar.
    Obrg.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Materia importante!!! Vejo que vc se preocupa com o conhecimento dos seus alunos mantendo-os atualizados.
    Parabéns, continue assim.
    Sucesso

    ResponderExcluir
  4. Sintese perfeita e importante. O texto claro de facil interpretação.

    ResponderExcluir
  5. Vale ressaltar que a área médica utiliza técnicas nucleares para o diagnóstico e terapia de vários problemas de saúde. Para diagnóstico, são bastante conhecidos procedimentos como radiografia, tomografia e mamografia. Para tratamento, destaca-se a radioterapia, usada no combate ao câncer. Também merecem destaque os radiofármacos, responsáveis por boa parte do uso da energia nuclear na medicina. Produzidos no Brasil exclusivamente pela CNEN, são aplicados em mais de três milhões de procedimentos médicos anualmente no País.

    ResponderExcluir